Programa Áreas Protegidas da Amazônia atua na conservação de 60 milhões de hectares no bioma. Publicação aborda o que mudou na vida das pessoas com implementação de planos de ação na região.
Brasília – Um livro que reúne os resultados do maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo junto às comunidades locais será lançado neste domingo (16), em Xapuri (Acre), durante o Encontro Chico Mendes 30 anos. O título Fortalecimento Comunitário em Unidades de Conservação – Desafios, avanços e lições aprendidas no programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) é uma publicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), órgão coordenador do Arpa.
A publicação mostra o que mudou na vida das pessoas com a implementação de 23 planos de ação comunitários, por meio de melhores práticas para o fortalecimento comunitário em unidades de conservação na Amazônia.
Os planos foram contemplados por editais de chamadas de projetos no valor de R$ 190 mil cada um deles, para Planos de Ação Sustentável (PAS), direcionados a populações tradicionais, e Planos de Ação dos Povos Indígenas (PPI), direcionados a unidades de conservação vizinhas a terras indígenas, totalizando 23 unidades de conservação. Um terceiro edital ainda contemplou mais seis novos planos de ação.
Os editais apoiaram projetos de estímulo ao uso de tecnologias alternativas; uso sustentável dos recursos naturais; subsistência alternativa à tradicional produção agroextrativistista; capacitação em práticas de conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais; e estímulo à participação na gestão das unidades de conservação, via Conselhos Gestores.
O livro é resultado de oficina realizada pelo Arpa em julho de 2016, em Manaus, denominada O apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia ao fortalecimento comunitário em Unidades de Conservação: Lições aprendidas, desafios e avanços. A partir desta segunda-feira (17), a publicação estará disponível em versão digital no Portal do MMA.
ARPA
O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) é uma iniciativa de longo prazo do governo brasileiro (2002–2039), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, para a conservação de 60 milhões de hectares no bioma Amazônia por meio da criação, consolidação e sustentabilidade financeira permanente de unidades de conservação.
O Arpa recebe recursos financeiros de doadores internacionais e nacionais (GEF/Banco Mundial, Governo da Alemanha/KfW, Fundo Amazônia/BNDES, Rede WWF/WWF Brasil, BID/Banco Interamericano de Desenvolvimento, Fundação Margaret A. Cargill, Fundação Gordon and Betty Moore e Anglo American), além de contrapartidas do governo federal e governos estaduais.
SERVIÇO
Lançamento do livro Fortalecimento Comunitário em Unidades de Conservação – Desafios, avanços e lições aprendidas no programa Áreas Protegidas na Amazônia (Arpa)
Onde: Encontro Chico Mendes – 30 anos, em Xapuri, Acre.
Quando: Domingo, 16 de dezembro de 2018, às 19 horas.
Fonte : MMA