Parque localizado entre as baías de Guaratuba e Paranaguá representa uma importante área de proteção ambiental.
No ultimo dia 21 de maio, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei da Câmara n° 60 de 2003, que cria o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, o primeiro parque nacional marinho do Paraná, e o terceiro no Brasil.
Localizado entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas de distância da costa (aproximadamente 11 km), em frente à Praia de Leste (Pontal do Paraná), o parque é composto de três pequenas ilhas, sem praias, e representa uma importante área de proteção ambiental. Nas ilhas, vivem mais de 8 mil aves, entre elas o atobá. Seu entorno serve de proteção para o mero, o maior peixe ósseo do Atlântico Sul, que está ameaçado de extinção.
Devido à variedade de espécies e conservação do local, constantemente são feitas pesquisas pelo Centro de Estudos do Mar (CEM), da UFPR, além de ser um dos poucos pontos utilizados por mergulhadores para exploração.
Se a lei for sancionada pela Presidente Dilma, a pesca estará proibida dentro dos limites do parque. E o município de Pontal do Paraná passará a receber royalties e ICMS Ecológico, o que deverá incrementar em cerca de R$ 2,5 milhão anuais a arrecadação do município.
Fonte : PV.PR