O deputado Penna participou na última quarta (11) de reunião deliberativa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Uma das matérias analisadas foi um requerimento de Penna para a realização de seminário para debater o tema de Construções Sustentáveis, em conjunto com as Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. “Nós precisamos orientar legalmente um processo que seja factível e até um instrumento de animação política para que a gente consiga melhor termo nesta matéria”, justificou o deputado. O requerimento foi aprovado.
Penna também apresentou seu parecer pela aprovação do PL 6364/09, do qual é relator. O projeto, de autoria do deputado Sarney Filho (PV/MA), dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de medidas ecologicamente sustentáveis nas obras de infra-estrutura necessárias à realização das Olimpíadas de 2016. “Sabemos que um processo adequado de preparação deverá envolver ganhos ao país que reflitam em melhoria na educação, no desporto e, sobretudo, na consciência da população sobre o lugar que o Brasil ocupa hoje no mundo”, argumentou Penna.
“A forma como vamos recepcionar os Jogos Olímpicos irá mostrar que estamos, de fato, comprometidos com a transformação de uma economia que irresponsavelmente consome recursos, externaliza impactos e rompe ciclos vitais dos ecossistemas, para outra que racionaliza o uso dos recursos, completa o ciclo dos materiais e se insere, de forma inteligente, nos sistemas vivos e produtivos que o Planeta oferece”, concluiu o deputado. O relatório apresentou ainda uma emenda determinando que o regulamento deverá estabelecer padrões para a contratação de projetos de edificações a serem construídas ou reformadas e de logística para as ações envolvidas na preparação e realização dos Jogos Olímpicos de 2016. O parecer foi aprovado por unanimidade.
Fonte : www.deputadopenna.com.br