O deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), de 61 anos, deve retornar ao Brasil nesta quarta-feira (28), dez dias depois de sofrer um infarto em Bogotá, na Colômbia. Sirkis recebeu alta hospitalar da equipe médica que o atendia na Unidade de Terapia Intensiva da Clínina de Marly, na capital colombiana, e faz diariamente sessões de fisioterapia e exercícios respiratórios na mesma unidade e no hotel onde está hospedado.
“Eu realmente tive muita sorte”, disse Sirkis nesta segunda-feira (26) ao G1. “Menos de uma semana após o problema, eu ganhei alta. Fui muito bem atendido aqui em Bogotá. Estou ansioso para voltar logo ao Brasil”, acrescentou o deputado, que foi submetido a um cateterismo no dia 19.
Segundo Alfredo Sirkis, duas avaliações médicas que serão realizadas até esta terça-feira (27) vão determinar se ele pode mesmo voltar para casa na quarta-feira. “Aqui no hotel, já estou trabalhando, escrevendo artigos, respondendo a e-mails”, afirmou.
O deputado foi à Colômbia para participar da Cúpula das Cidades e Mudança Climática. Antes, estava na China, a convite do governo local, para participar de uma série de reuniões, palestras e encontros sobre sustentabilidade e energia.
O processo de recuperação vai impedir que ele viaje ao Qatar para participar de outra conferência climática, marcada para 5 de dezembro. “Os médicos me proibiram de ir”, disse Sirkis.
O deputado federal contou já ter iniciado uma dieta para perder 10 kg, de acordo com a orientação dos médicos.
Fonte : G1