A aldeia indígena urbana Kakané Porã, localizada no Campo Santana, em Curitiba, recebeu a visita da deputada federal Rosane Ferreira nas comemorações de seu 5º aniversário de fundação neste sábado, 7 de dezembro.
A aldeia foi inaugurada em 2008, através de um convênio com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohab) e Prefeitura de Curitiba, e nela moram 35 famílias de indígenas das etnias Caigang, Guaraní e Xetá, totalizando cerca de 170 pessoas, sendo 68 crianças em idade escolar.
A comunidade passa por dificuldades nas áreas de Saúde e Educação, e também busca sensibilizar gestores públicos para a construção de um Parque Indígena, que poderá mudar a realidade da aldeia. “Existe uma área de 23 hectares vizinha à aldeia e pretendemos criar o Parque ali”, disse o vice-cacique, Alcino de Almeida.
A deputada Rosane percorreu a área na companhia de Alcino, outras lideranças da aldeia e representantes da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura. “Pretendo me aprofundar nessa questão e voltar à aldeia no início do próximo ano. Acredito que através de parcerias com o governo federal poderemos ajudar muito essa comunidade e suas crianças, preservando a sua cultura e seus costumes”, disse a deputada.
Fonte : Assessoria Parlamentar