O PV sai às ruas para protestar contra a liberação indiscriminada de pesticidas promovida pelo Planalto
O PV saiu às ruas neste domingo (21) para protestar contra a política do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem acelerado a liberação e comercialização de agrotóxicos no país. Sob o slogan Agrotóxico Mata, a manifestação contou com a participação de dezenas de militantes e lideranças e partidárias, que levaram para a Avenida Paulista panfletos de alerta à sociedade para o perigo da utilização indiscriminada de pesticidas no campo. Houve discursos e depoimentos de pedestres contra
Em apenas seis meses da administração de Jair Bolsonaro de foram aprovados 239 novos pesticidas – um recorde de aprovações. O ministério justifica a medida como um processo de “desburocratização” e que os atuais produtos possuem apenas um ingrediente novo. O restante já estaria disponível no mercado brasileiro por meio de rótulos diferentes – embora vários deles banidos da comunidade europeia. E a pasta anuncia ainda que outros seis ingredientes ativos, hoje comercializados por uma só empresa, terão seus correspondentes genéricos liberados no próximo ciclo.
No final de junho o PV já havia recorrido ao Supremo Tribunal Federal, arguindo inconstitucionalidade. Os verdes agora esperam contar com o apoio da sociedade civil e demais instâncias preservacionistas para barrar essa política abusiva e sem freios da administração Bolsonaro. “É preciso deter essa marcha insana em que se converteu o desmonte do arcabouço de preservação e ambiental e segurança alimentar”, alertou José Luiz Penna, presidente nacional do PV. “Ou detemos agora ou teremos sérias consequências no futuro.”