A agência antitruste da União Europeia (UE) sinalizou na última quarta feira (29/06) que realizará uma revisão rigorosa do processo de negociação de compra da norte-americana Monsanto pela alemã Bayer, estimado em US$ 62 bilhões, e de fusões semelhantes. “Nossa decisão final sobre o negócio Bayer – Monsanto deve estar estritamente de acordo com as regras de controle de concentrações europeias”, disse a diretora do antitruste, Margrethe Vestager, em uma carta a dois membros do Parlamento Europeu publicado no site do Partido Verde.
Os legisladores do Partido Verde, Martin Haeusling e Sven Giegold, haviam expressado preocupações sobre o negócio na Comissão Europeia. “Em nossa investigação, vamos levar em conta suas preocupações sobre os efeitos da concentração Bayer-Monsanto em relação aos preços, à variedade de produtos de sementes disponíveis, bem como à pesquisa e inovação”, disse Vestager.
A oferta da Bayer vem em um momento em que outros rivais da indústria, incluindo Dow Chemical, DuPont e Syngenta, também fizeram planos de fusão. Isso poderia significar que alguns mercados já podem estar mais concentrados no momento em que a Bayer notifique formalmente qualquer acordo com os reguladores da UE. “Posso garantir que minhas equipes analisarão as três fusões anunciadas no setor de sementes e agroquímicos com muito cuidado”, afirmou Margrethe.
A Comissão Europeia tem o poder de bloquear as ofertas ou exigir que as partes apresentem soluções, tais como ativos de desinvestimento, para aliviar problemas de concorrência.
Fonte: Dow Jones Newswires.