Começa amanhã (19/3), em Bruxelas, mais uma reunião presencial da Global Greens, a organização internacional que reúne Partidos Verdes dos cinco continentes. Como Co-Presidente Executivo da Federação dos Partidos Verdes das Américas, estarei participando desse novo importante passo na construção de um movimento ecologista internacional.
Apesar de possuírmos conjunturas nacionais diferenciadas, temos evidentemente uma agenda global comum. Os desafios da crise climática e da crise de representatividade se apresentam como os mais urgentes. 30 anos depois, já não podemos mais nos dar ao luxo de nos apresentarmos como uma força política do futuro. O presente se impõe trazendo à tona temas que estamos tratando há mais de 3 décadas. A crise da água chegou inexoravelmente, de São Paulo à Califórnia, passando pela constante crise na África e a crescente escassez na Europa.
Nos próximos 4 dias, representantes das 5 federações continentais dos verdes, vão analisar e propor ações de alcance global, que posicionem claramente o movimento de ecologia política nos grandes centros dos debates públicos internacionais.
* Fabiano Carnevale é Secretário de Relações Internacionais do PV-Brasil, Co-Presidente Executivo da Federação dos Partidos Verdes das Américas (FPVA) e membro do Comitê Executivo da Global Greens.