Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional apresenta Caderno de Emendas com obras prioritárias por estados
O Presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Leandro Grass (PV) se reuniu nesta semana com os deputados federais do Partido Verde para apresentar os cadernos estaduais para destinação de emendas para o órgão. No cardápio, projetos prioritários para o Instituto e também programas de valorização patrimonial.
Recebido pelos deputados Aliel Machado (PV/PR), por Bacelar (PV/BA) e por Luciano Amaral (PV/AL), o presidente reforçou a importância do apoio institucional ao órgão, que tem sofrido com encolhimento orçamentário desde 2016.
Em 2023, foram garantidos recursos recordes para o IPHAN, no entanto as perspectivas orçamentárias para 2024 não são suficientes para garantir investimentos voluptuosos.
Dentre os projetos estão a restauração e conservação de patrimônio material, salvaguarda de patrimônio imaterial e educação patrimonial em todos os estados brasileiros.
Além de buscar emendas impositivas dos deputados federais, do PV e também de outras bancadas, Grass reforça a importância do apoio ao órgão na Lei Orçamentária, que deve ser em breve apreciada pelo Congresso.