Hoje, 16, é Dia de Conscientização das Mudanças Climáticas, o co-presidente do PV/RJ e membro da Executiva Nacional, Roberto Wagner Rocco, falou sobre a seriedade do assunto. “A data é importante para mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a relevância inquestionável do tema. Também para divulgar e promover iniciativas individuais e coletivas que podem contribuir para a redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE’s) e minimizar os impactos futuros das irreversíveis mudanças climáticas”, afirmou Rocco.
Em 2019, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), lançou em Genebra, o Relatório Especial sobre Mudança Climática e Terra. Segundo o site de notícias Observatório do Clima (OC), o documento destaca: “a importância de combater o desmatamento, promover recuperação florestal, mudar práticas agrícolas e frear a degradação das terras no mundo inteiro como medidas capazes tanto de combater a mudança do clima quanto de promover a adaptação da sociedade a elas”, declarou OC.
O co-presidente do PV/RJ destacou para além de ações governamentais, atitudes que podem ser realizadas por cada cidadão. “Medidas simples podem fazer muita diferença, como: reduzir o uso de veículos movidos a gasolina, diesel ou etanol passando a utilizar transporte público; caminhadas para deslocamentos curtos e bicicletas para trajetos médios; plantar árvores; utilizar equipamentos domésticos de maior eficiência energética; reduzir consumo de carne, por exemplo adotando a campanha “Segunda Sem Carne”; estabelecer o princípio do consumo consciente na família e trabalho; participar de campanhas de divulgação e conscientização junto aos seus grupos de relações, sejam presenciais ou virtuais”, elencou Rocco.
O dirigente verde disse que essas condutas praticadas de forma rotineira são essenciais para destacar a data no Brasil. “Essas e outras iniciativas são fundamentais para que seja parte de nosso calendário pessoal, escolar/ pedagógico e que ajude a transformar nossos hábitos cotidianos”, concluiu o co-presidente.