Antônio é Secretário Nacional da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; ele esteve no gabinete da deputa Leandre nesta semana
Leandre entregou para o secretário uma cópia da publicação “Elementos para Currículo da Educação Básica”, que trata da inclusão de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento nos currículos escolares. De acordo com a deputada paranaense, o mesmo documento será entregue, futuramente, ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder.
“A inclusão de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento em diversos níveis do ensino está prevista na Política Nacional do Idoso. Por sua vez, o Estatuto do Idoso também estabelece como obrigação da família, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso o direito à educação. E isto se materializa, entre outras ações, na inserção destes conteúdos no cotidiano das escolas”, comentou Leandre.
A terminologia “Educação ao Longo da Vida” faz referência às oportunidades educacionais e de aprendizado para adultos em geral. A atenção que tem sido destinada recentemente a esse conceito ocorre pelo próprio envelhecimento populacional, pela pressão na agenda nacional para lidar com essa política pública.