Deputado, filho do presidente eleito, disse que Jared Kushner se prontificou a fornecer orientações para transferência. Em visita a Washington, Bolsonaro também já esteve na Casa Branca e na OEA; próximos compromissos serão em Nova York.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL – SP) se encontrou na manhã desta terça-feira (27) com Jared Kushner, genro e conselheiro do presidente americano Donald Trump, durante sua visita aos EUA. Em Washington, Bolsonaro disse que eles conversaram sobre a mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.
“Não se sabe ao certo a data, quando ocorre, mas temos a intenção”, confirmou o deputado, filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, quando questionado por jornalistas sobre a mudança. “A questão não é perguntar se vai, é perguntar quando vai”, reafirmou.
Segundo ele, Kushner se prontificou a fornecer informações e ajudar no planejamento da mudança, que, caso se concretize, seguirá o exemplo da embaixada dos EUA.
O reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por Trump, em dezembro de 2017, gerou polêmica e foi criticado pela União Europeia e por países árabes porque rompe com o consenso internacional de não reconhecer a cidade como capital da Palestina ou de Israel até que um acordo de paz seja firmado entre as duas partes.
No dia da inauguração da embaixada americana, em maio deste ano, confrontos na fronteira com a Faixa de Gaza durante protestos deixaram mais de 50 palestinos mortos.
olsonaro, no entanto, não acredita que o Brasil possa enfrentar grandes problemas com países árabes por também transferir sua embaixada. Ele diz que, ao se posicionar contra o Irã, que constitui a maior ameaça à região, o país deixará claro sua intenção de se relacionar bem com as demais nações árabes.
Eduardo Bolsonaro falou aos jornalistas com um boné escrito “Trump 2020” em mãos, que diz ter ganhado de apoiadores da reeleição do presidente americano. Bem-humorado, ele pediu para ser fotografado e filmado usando a peça.
O deputado viaja na noite desta terça-feira para Nova York, mas sua agenda na cidade ainda não foi divulgada.
Casa Branca e OEA
Antes de se encontrar com Kushner, Eduardo Bolsonaro esteve na Câmara do Comércio, também em Washington.
Na segunda-feira, ele esteve na Casa Branca, onde se encontrou com representantes do Conselho de Segurança Nacional (NSC) e visitou o escritório da vice-presidência. Além disso, visitou o Departamento do Tesouro e a sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), e participou de um evento no American Enterprise Institute.
“Nossa recepção aqui nos Estados Unidos tem sido a melhor possível”, garantiu o deputado aos jornalistas.
Fonte: G1