A Unati (Universidade da Terceira Idade) é um programa de extensão da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Foi em clima de bate-papo que, na última quinta-feira (03), a deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR) fez uma palestra para alunos da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Francisco Beltrão. A conversa aconteceu no auditório da própria universidade, que abriga o programa de extensão voltado à população idosa.
Leandre falou sobre os desafios na criação de políticas públicas que atendam a população idosa no Brasil e o papel fundamental da CIDOSO (Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa) no debate sobre estas políticas. A CIDOSO foi criada na Câmara dos Deputados através de um Projeto de Resolução apresentado por Leandre ainda no ano de 2015.
“Até 2050, a população de idosos vai triplicar no Brasil, de acordo com um levantamento do IBGE. Vocês acham que estamos preparados para isso?”, questionou a deputada.
Ela também falou aos presentes sobre a aprovação da Lei, também uma proposta apresentada por ela, que institui o ano de 2018 como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. E reconheceu que, apesar de muitos desafios pela frente, o Brasil já avançou bastante nos últimos anos. “Temos uma das melhores legislações do mundo. O que falta é colocarmos essas leis em prática”, completou.
O diretor da Unioeste de Francisco Beltrão, Gilmar Ribeiro de Mello, participou da conversa e disse que Leandre “já é de casa”, em alusão ao projeto Universidade da Criança, coordenado pelo NEDDIJ (Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude) da universidade, com apoio do Poder Judiciário, e da Prefeitura de Francisco Beltrão, através das secretarias de Saúde e de Educação.