LIVERPOOL – Mais de 100 partidos verdes de cerca de 90 países reunidos num só encontro. O maior encontro verde da história do movimento de ecologia política internacional. Na verdade, foram três congressos acontecendo ao mesmo tempo, no mesmo lugar: o IV Global Greens, o Congresso dos Verdes Europeus e o Congresso do Partido Verde da Inglaterra e do País de Gales.
Tanta coisa acontecendo, que foi difícil relatar diariamente tudo o que aconteceu. De quinta à domingo, quando foram votadas as resoluções que encerraram oficialmente o evento, foram dezenas de plenárias, sessões, mesas, encontros e reuniões ocorrendo diariamente.
São 16 anos de Global Greens e lá se vão mais de 40 anos de verdes no mundo. De lá pra cá, tivemos avanços nas questões ambientais, como a assinatura do Acordo de Paris. Mas também sofremos com o crescimento da apatia da cidadania em relação à política e o consequente avanço dos movimentos de extrema-direita, xenófobos e racistas.
No últimos anos, vimos um certo esvaziamento de alguns grandes partidos verdes do mundo, mas também vimos a eleição do primeiro chefe-de-estado verde na Áustria e o sensacional resultados dos verdes holandeses. Durante todos esses dias, pudemos escutar da boca de diversas lideranças verdes do mundo, da necessidade de se colocar o ecologismo como principal resposta ao crescimento dos extremismos por um lado e da visão pragmática-eleitoral dos partidos tradicionais.
O Brasil contou com uma delegação de 15 pessoas e teve uma participação extremamente significativa durante os quatro dias de evento. Durante os próximos dias, vou relatar as principais intervenções brasileiras no IV Global Greens, a saber: o I Encontro das Fundações Verdes, minha participação na plenária “Stepping Up to the Future”, sobre o futuro do ecologismo, o painel sobre Florestas e a participação na rede de mulheres verdes. E também publicarei a “Declaração de Liverpool”, carta programática ecologista para os próximos anos.
Fabiano Carnevale é Secretário de Relações Internacionais do Partido Verde, Co-Presidente da Federação dos Partidos Verdes das Américas e membro da Coordenação da Global Greens.