Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Viana, no Espírito Santo, inovou na administração pública e recebeu um prêmio por isso. O Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) é uma iniciativa do Governo do Estado para incentivar a inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba, reconhecendo trabalhos inovadores, que modernizam a gestão, melhoram a vida do cidadão e transformam a realidade. Nesta edição de 2016, o vencedor na categoria “Inclusão Social”, foi o projeto “Língua Brasileira de Sinais: mãos que transformam”, conduzido pela Secretaria de Educação do município.
O Inoves conta com oito categorias e um outro projeto de Viana que também chegou a ir para a final neste ano foi o “Empreendedor Legal”, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. O projeto trabalha a formalização de microempreendedores da cidade. O “Empreendedor Legal” foi vendedor no Prêmio Prefeito Empreendedor, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), neste ano, contudo, no Inoves, obteve Menção Especial de Destaque.
Em 2015, a Prefeitura de Viana inovou na categoria “Práticas Transformadoras”, com o projeto “Reflorestar Viana”, da Secretaria de Agricultura, projeto que faz o reflorestamento de nascentes para a preservação da água, contando, também, com alunos da rede municipal de ensino. Ainda em 2015, a Prefeitura de Viana recebeu uma Menção Especial por Destaque de Participação, já que foi o município com mais projetos inscritos no Prêmio: foram 31 projetos em seis das oito categorias, sendo que 13 deles foram classificados como semifinalistas.
Já em 2014, o projeto inovador vencedor do Inoves foi o “PMO Transparência”, na categoria “Participação e Controle Social”, conduzido pela Secretaria de Comunicação. Trata-se de uma ferramenta de interação com a população e controle do andamento das obras por toda a cidade. “Estou muito feliz com este Prêmio. É mais uma demonstração de que podemos transformar vidas com um serviço público de qualidade. E é o nosso dever, como gestor público, prestar para a população um serviço de qualidade”, afirmou o prefeito de Viana, Gilson Daniel.
O projeto vencedor “Língua Brasileira de Sinais: mãos que transformam” surgiu da necessidade de promover a cidadania dos educandos com deficiências auditivas matriculados nas escolas de Viana, de modo a oferecer os aparatos necessários para aquisição do conhecimento e interação social. A partir disso, o objetivo foi oferecer aos alunos ouvintes, profissionais das escolas, servidores públicos e munícipes, conhecimentos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a integração entre alunos surdos e pessoas ouvintes. Foram oferecidos cursos por meio do “Momento Libras” para alunos ouvintes e para funcionários de outras secretarias, comunidade, familiares e Polícia Militar.
“Este projeto representa a oportunidade de formação curricular. Além disso, o mais importante, a promoção do aprendizado e a interação social entre os alunos surdos e ouvintes e toda a comunidade escolar e as suas famílias”, disse a secretária de Educação Luzian Belisario.
Fonte; Daniele Bolonha/AI