Comemora-se nesta terça-feira (09), o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1994, a data tem como objetivo conscientizar sobre os direitos humanos dos povos indígenas e sua importância para a sociedade, de forma que eles sejam incluídos. Além de garantir a preservação da cultura tradicional e de sua identidade.
Em 07 de setembro de 2007, a ONU aprovou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que tem como objetivo reafirmar e garantir os direitos básicos, servindo de instrumento para a imposição de sanções sobre países e governos que tentarem violar seus direitos.
Entre os principais pontos do documento estão: a inserção dos indígenas na Declaração Internacional dos Direitos Humanos; direito à utilização, educação e divulgação dos próprios idiomas; e o direito de não serem removidos de seus territórios de modo forçado.
De acordo com o senso demográfico de 2010, existem mais de 800 mil indígenas, representando mais de 305 etnias diferentes e 274 idiomas indígenas no Brasil. No mundo, a ONU estima que existam, aproximadamente, 370 milhões de indígenas, o equivalente a 5% da população mundial e cerca de um terço da população mais pobre no mundo.
Para ler a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, acesse:http://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf
Fonte: Organics News Brasil