Eduardo Jorge é um dos convidados para realizar uma mesa no Encontro Nacional de Jovens Verdes, entre os dias 27 e 29 de maio, na cidade de Brumadinho. Nesta entrevista, o médico sanitarista e filiado ao Partido Verde fala sobre a sua militância quando jovem, a participação na mesa redonda que debaterá Parlamentarismo e como acha que deve ser a atuação dos jovens na defesa das bandeiras que acreditam.
Qual a expectativa do senhor sobre sua participação no Encontro de Jovens Verdes, em Brumadinho?
Eduardo Jorge – Ver gente nova. O PV está envelhecido.
O senhor iniciou sua participação e militância política na adolescência. Comente um pouco da sua experiência e como foi esse caminho principalmente na fase juvenil?
Eduardo Jorge – 1960/70 era uma época da cultura da violência. Guerras fria e quente entre capitalismo e comunismo. A orientação de Ernesto Guevara era “criar 1, 2,3… Vietnans”. Eu era um jovem de 17 anos de classe média e formação católica que por compaixão cristã pelos oprimidos da Terra participou da resistência a violência da Ditadura aderindo a violência revolucionária.
Como fazer um jovem no atual cenário brasileiro se interessar por política e que meios o senhor acha que poderiam ajudar nessa caminhada?
Eduardo Jorge – Estimular movimentos sociais e ambientais nas cidades e presença no debate via internet.
Como pautar as bandeiras do Partido Verde para os jovens nos municípios?
Eduardo Jorge – Apoiar iniciativas onde eles vivam estas bandeiras verdes no seu dia a dia.
O senhor participará da mesa: Conjuntura Política e Parlamentarismo. O que tem a considerar sobre a atitude de protagonismo juvenil no atual momento político do Brasil e dos jovens verdes neste contexto? Eduardo Jorge – Tenho encontrado muitos jovens na rua e na internet que querem falar de política. Poucos do PV.
Esse encontro reunirá todos os secretários da juventude do Partido Verde em um ano eleitoral para o qual, alguns sairão candidatos, outros irão apoiar candidaturas e levarem as bandeiras do Partido Verde para a sociedade. Gostaria que o senhor mandasse uma mensagem para eles neste contexto.
Eduardo Jorge – O Brasil precisa de novas formas políticas para sua democracia. Fujam do carreirismo político.
Fonte : Camila Caetano para a Sec/Comunicação do PV