O Projeto “Veterinário Mirim da Lapa”, de autoria do vereador Célio Guimarães (PV) em parceria com o departamento de Medicina Veterinária da UFPR, ONG Defesa Animal e da Prefeitura da Lapa, ganhou no último dia 28 de abril o troféu Destaque Nacional, da União dos Vereadores do Brasil (UVB) 2016.
O prêmio da UVB avalia projetos de vereadores de todo o Brasil, demonstrando ações positivas dos legislativos municipais que buscam a integração com a comunidade, destacando àqueles que fazem a diferença na prática.
O projeto é realizado na cidade da Lapa desde 2014 com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, visando ações educativas que incentivem a guarda responsável de animais. São aproximadamente 600 alunos participantes em 24 escolas municipais envolvendo cerca de 50 professores do município.
Todos os anos, as crianças recebem orientação em relação aos temas propostos e participam de um concurso onde desenvolvem trabalhos sobre os assuntos abordados. Os prêmios são visitas ao Passeio Público e Zoológico de Curitiba, nas quais os ganhadores vivenciam o trabalho dos profissionais e desenvolvem atividades lúdicas, além de terem a oportunidade de um contato mais próximo com os animais.
Início – Tudo começou através da parceria e envolvimento com o departamento de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneiro na ideia, onde ações semelhantes já eram desenvolvidas nas cidades de Pinhais, São José dos Pinhais e Curitiba.
Devido ao forte apelo e envolvimento social pela causa em defesa dos animais, Célio Guimarães, em consonância com um dos valores e diretrizes do Partido Verde, iniciou os debates na Câmara Municipal da cidade e devido à aceitação tanto do Executivo quanto do Legislativo local, o “Veterinário Mirim da Lapa” foi instituído como lei tornando-se uma política pública permanente no município.
Para o vereador Célio Guimarães, o reconhecimento pela importância do projeto em nível nacional é motivador. “A educação é o caminho mais efetivo e mais barato para resolvermos diversos problemas da sociedade. Este prêmio é um incentivo para todos os envolvidos, desde os idealizadores e coordenadores até os alunos que participam do projeto. Isso demonstra que com a união do poder público e sociedade podemos transformar nossa realidade para melhor”, destaca Guimarães.
A LEI – A lei de número 3125/2015 que entrou em vigor em setembro do ano passado e autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar o “Projeto Veterinário Mirim no Município da Lapa” e dá outras providências, pode ser vista aqui
Fonte:Camila Caetano para Sec.Comunicação do PV
Fotos:Elizabeth França/Assessora Parlamentar