Com participação da juventude verde da Bahia, a nova fachada foi totalmente desenhada com temáticas que estão no programa “Viver Bem Viver Verde”
A Juventude Verde da Bahia deu cara nova à sede do Partido Verde, em Salvador, que foi totalmente grafitada. A iniciativa contou com a parceria entre a direção estadual do Partido Verde da Bahia e de jovens verdes. O objetivo foi homenagear os 30 anos do Partido Verde no Brasil, reafirmar por meio da arte suas ideias de modo mais descontraído, e chamar a atenção de quem passam pelo local.
“A ideia foi dar outra cara para a sede do partido, que fica em um bairro que está sendo requalificado pela prefeitura de Salvador, da qual o Partido Verde faz parte, ganhando mais de 150 árvores, por exemplo. A localização da sede, no bairro Rio Vermelho, é estratégica e muito visível, e mostrar com o grafite os valores do partido é importante, outra coisa legal é dar oportunidade para os artistas divulgarem sua arte”, comenta o secretário municipal da Secretaria Cidade Sustentável de Salvador, e membro da JPV, André Fraga.
Entre a concepção, aprovação e execução da arte que está na fachada foram três meses, durante este período, bastantes conversas entre os jovens, direção e os grafiteiros ocorreram para que o resultado final destes artistas e idealizadores, Renan Costa da JPV. BA, Anderson AC, Luiz Pablo Moura e Leo Pessoa; se aproximasse ao máximo, dos valores e diretrizes do PV, de modo lúdico e apreciativo.
“O mais importante é o legado que a juventude verde deixa para uma cidade como Salvador e seu povo. Queremos nos aproximar de forma jovem e moderna e levar as bandeiras do partido à sociedade soteropolitana, achamos que o grafite é uma maneira bacana de chamar a atenção para o espaço em meio à selva de concreto,” comenta o secretário estadual da JPV.BA, Renan Costa.
Na nova fachada as pessoas poderão conferir, os girassóis que compõe uma marca dos verdes pelo mundo e algumas das principais bandeiras de luta do Partido Verde, que estão em suas diretrizes programáticas “Viver Bem Viver Verde” como políticas para diversidade, mobilidade, juventude, igualdade de gêneros, a luta contra o preconceito, a conservação de mananciais e preservação do meio ambiente; a defesa na luta dos direitos dos animais; a sustentabilidade, a economia criativa, a cultura da paz, entre outros temas que foram desenhados para que as pessoas, ao passarem pelo local, reflitam sobre esses assuntos .
Para a Secretária Nacional da Juventude do PV, Mariana Perin a ação dos jovens é exemplar. “O PV da Bahia consegue se aproximar sempre das culturas urbanas e tradicionais, para fazer política do bem. É nisso que eu acredito! A grafitagem virou case de sucesso a ser aplicado em todo o Brasil”, comenta Mariana.
Extraoficialmente, a fachada se tornou um roteiro no bairro e local onde moradores, turistas e apreciadores em geral já tiram selfies e levam de lembranças, oficialmente ela será inaugurada na próxima terça feira (02.02), pela manhã, antes das comemorações da tradicional Festa de Iemanjá, em que os verdes também participam.
Fonte : Camila Caetano/para a Secretaria Nacional da JPV
Fotos : Igor Correia