A única deputada do partido Verde britânico, Caroline Lucas, manteve o lugar no parlamento britânico, numa eleição onde concorreu contra o porta-voz dos pais de Madeleine McCann, Clarence Mitchell.
Caroline Lucas, eleita pela primeira vez na circunscrição de Brighton Pavillion em 2010, conseguiu 22871 votos (42%) e alargou a vantagem em relação à candidata do partido Trabalhista, Purna Sen, que se ficou por 14.904 votos (27%).
A estreia na política de Clarence Mitchell, porta-voz dos pais de Madeleine McCann – a criança que desapareceu em 2007 enquanto passava férias com a família em Portugal -, resultou num terceiro lugar para o partido Conservador, com 12448 votos (23%).
Contabilizadas 612 das 650 circunscrições, o partido Verde conta apenas com um deputado, numas eleições em que contava aumentar a presença na Câmara dos Comuns.
Ainda assim, Lucas qualificou esta como a “a eleição mais bem sucedida dos Verdes, com mais um milhão de votos”, a qual atribuiu à campanha positiva, defendendo o objetivo da política de “dar esperança às pessoas, não enche-las de medo”.
Segundo os resultados confirmados das eleições legislativas britânicas de quinta-feira, o partido Conservador liderava, às 10 horas, com 317 deputados eleitos, enquanto o partido Trabalhista conta apenas 228 deputados e os Liberais Democratas oito.
O Partido Nacionalista Escocês (SNP) disparou para 56 deputados eleitos, o Partido Democrata Unionista da Irlanda do Norte oito, o Plaid Cymru do País de Gales quatro, o Sinn Fein quatro, o Partido Trabalhista e Social Democrata três, o Partido Unionista do Ulster dois, o Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP) um e os Verdes um.
Fonte : Jornal de Notícias