Parlamentares da Frente Parlamentar Ambientalista assinaram hoje pela manhã o termo de adesão ao movimento a Hora do Planeta 2015. Em sua 7ª edição, a campanha do WWF Internacional propõe que as luzes dos principais monumentos das capitais sejam apagadas e que as pessoas também desliguem as luzes de casa por uma hora, entre as 20.30 e 21.30 horas neste sábado, 28 de março.
“Este é um chamamento para que todos se juntem para enfrentar as mudanças climáticas, que, agravadas pela destruição dos recursos naturais e a ocupação desordenada dos centros urbanos, têm causado sérios problemas, com o aumento da temperatura, a ocorrência de chuvas mais intensas em algumas regiões e seca em outros lugares”, afirmou o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputadoSarney Filho (PV-MA). Ele citou a grave situação da falta de água em algumas regiões no Brasil, como São Paulo, com a redução a cada ano maior do volume nos reservatórios.
O WWF divulgou um filme sobre a Hora do Planeta 2015, em que aparecem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, e os atores Mark Ruffalo e Emma Thompson. “Nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas. E a última que pode fazer alguma coisa a respeito”, afirma Obama no vídeo.
No ano passado, 144 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta. Durante uma hora, 627 monumentos ficaram no escuro, entre eles, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Monumento às Bandeiras, em São Paulo e, em Brasília, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
No mundo todo, a estimativa do WWF é que mais de um bilhão de pessoas se juntam à iniciativa todos os anos. São sete mil cidades, em 162 países, unidas pela mesma causa: o clima do Planeta.
Fonte e foto: Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho