O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (PV-SP) participou, na última semana, da primeira reunião dos parlamentares médicos eleitos para a 55ª legislatura. Todos os 42 representantes da categoria foram convidados, de forma suprapartidária, para iniciar a discussão de temas que afetam diretamente a categoria.
Durante o encontro, Dr. Sinval Malheiros, que também é professor da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca), pediu a inclusão de questões como “formação profissional” e “residências médicas”. Esses temas estão presentes nas redes sociais que o deputado mantém na internet.
Dentre as inúmeras mensagens recebidas, Malheiros destacou o texto enviado pelo internauta Jader Filho, que cursa a Faculdade de Ciências Médicas e Da Saúde de Juiz de Fora:
_“Caro Deputado, hoje se reunirá a bancada médica para tratar dos interesses da classe. Um assunto que vem sendo pouco discutido, mas que está corrente entre os estudantes, é a obrigatoriedade de cumprir de um a dois anos de residência em Saúde da Família antes de ingressar em outras áreas, ainda que não correlacionada, como Cirurgia, Ortopedia ou Anestesiologia. Obrigação esta instituída por alguns artigos da lei do ‘Mais Médicos’, e que a mim parece apenas uma maneira de instituir trabalho compulsório a preço vil. Gostaria de contar com o apoio de Vossa Excelência. Obrigado pela atenção e bom trabalho”.
Resultados – O deputado Dr. Sinval avaliou positivamente o primeiro encontro da bancada médica, realizado por iniciativa do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).
“Deliberamos pela criação da subcomissão sobre trabalho médico, no âmbito da Comissão de Seguridade Social, e, se possível, da Comissão de Educação, com a proposta de realizarmos seminário no mês de outubro com as grandes personalidades da medicina brasileira e um pacto suprapartidário pela carreira médica de Estado, a fim de que possamos organizar o mercado de trabalho de uma maneira definitiva”, explicaram os parlamentares.
Por fim, avaliaram: “Esta reunião representou um passo importante para que possamos ter a medicina brasileira num local de destaque que ela merece”.
Na atual legislatura, a Câmara conta com 42 parlamentares que representam a classe médica e os que marcaram presença na reunião, além do Dr. Sinval Malheiros (PV/SP) e Mandetta (DEM-MS), foram os deputados Luciano Ducci (PSB/PR), Marcelo Belinati (PP/PR), Eduardo Barbosa (PSDB/MG), Paulo Foletto (PSD/ES), Zenaide Maia (PR/RN), Juscelino Filho (PRP/MA), Geraldo Resende (PMDB/MS), Raimundo de Matos (PSDB/CE), Raquel Muniz (PSC/MG), Mariana Carvalho (PSDB/RO), Alexandre Serfiotis (PSD/RJ) e Saraiva Felipe (PMDB/MG), que já foi ministro da Saúde no governo Lula.
Fonte : Assessoria parlamentar