O Partido Verde, decidiu nesta quarta-feira, 8, apoiar a candidatura de Aécio Neves à presidência da república no 2º turno. A decisão foi tomada no início da tarde, em reunião da Executiva Nacional em Brasília.
Um documento preparado pelo PV, no qual fazem comparações entre os dois candidatos ao segundo turno foi divulgado. Ele explica ainda as razões da escolha e as posições da legenda. Em quatro blocos, o texto defende temas como a reforma política, o fim do financiamento privado de campanhas, a redução da jornada de trabalho de 40 horas e a defesa do meio ambiente.
O candidato do PV à presidência no 1º turno, Eduardo Jorge afirmou que existem semelhanças entre as propostas do partido e as do atual governo, do ponto de vista de políticas sociais. Porém destacou que a decisão do PV, de apoiar Aécio Neves, vem da comparação entre os programas de governo. A questão do desenvolvimento sustentável foi, segundo ele, uma questão central.
O documento foi entregue a Aécio Neves ainda nesta quarta-feira em Brasília. Jorge ressaltou ainda que não pediu nada em troca do apoio. “Não estamos pedindo nada ao candidato. Estamos pedindo apenas que ele ponha o Brasil no rumo do desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
Segundo Jorge, a decisão do partido é uma autocrítica em relação à posição adotada em 2010, quando Marina Silva concorreu pelo PV e terminou em terceiro lugar. Naquela ocasião, o PV declarou neutralidade no segundo turno. “Muito cômodo é se omitir e não tomar posição. O PV não fará isso. Não são os chavões e dogmas que são despejados sobre o povo, mas os argumentos e capacidade de ouvir críticas e ajudar a avançar”, afirmou Eduardo Jorge.
O presidente Nacional do Partido, deputado Penna (SP), ressaltou que “apesar das diferenças [em relação a Aécio Neves], é hora de marcar o interesse pela alternância de poder no Brasil”.
Fonte : Secretaria Nacional de Comunicação do PV