Partido Verde defende piso salarial nacional para professores
Os números mais recentes do Censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que, apesar do aumento do número de matrículas em instituições de ensino públicas e particulares, o Brasil registrou queda na quantidade de formandos no país. O Partido Verde 43 (PV) tem como uma de suas metas prioritárias dar melhor qualidade ao ensino público em todos os níveis. Para isso, entende que o primeiro passo é a valorização do professor com a criação de uma carreira nacional que, alcançaria todos os professores do ensino fundamental.
Haverá um piso nacional para os profissionais, que podem ter adicionais municipais, estaduais ou federais por trabalharem em locais de mais difícil acesso e precárias condições de vida. A cada cinco anos, concursos de acesso coordenados pelo governo federal permitirão que os professores avancem sucessivamente até o nível 6 máximo de suas carreiras.
Além disso, o PV quer se comprometer com os atuais movimentos da sociedade civil que lutam por mais recursos para as políticas públicas de educação e saúde. Estas duas áreas terão, junto com os estímulos à economia de baixo carbono e de combate ao aquecimento global, a prioridade nos recursos que serão remanejados do orçamento da União e obtidos com a reforma tributária e cortes nos gastos públicos.