A proposta que prevê a esterilização cirúrgica de cães e gatos juntamente com campanhas para a população sobre a posse consciente de animais está na pauta de votações do esforço concentrado da Câmara para a próxima semana. Ao participar da reunião de líderes, na última terça-feira, o deputado Antônio Roberto (PV-MG) batalhou para incluir o projeto e lembrou que era uma promessa do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, feita durante visita do parlamentar com ativistas e associações ligadas à defesa dos direitos dos animais.
Antônio Roberto lembra que o projeto visa o controle da população de cães e gatos sem ter que recorrer ao sacrifício e evitar o abandono dos animais. Ele ressalta que desde 1998 abandonar filhotes indesejados é considerado crime ambiental. A proposta foi aprovada na Câmara e alterada pelo Senado; por essa razão, retornou para análise dos deputados.
O deputado mineiro tem uma história e trajetória pessoal e política em defesa dos direitos animais. Ele destaca que o programa de esterilização dos animais será realizado levando-se em conta estudo das regiões com necessidade de atendimento prioritário ou emergencial, em face da superpopulação ou quadro epidemiológico, e que “será dada prioridade ao tratamento de cães e gatos encontrados em comunidades de baixa renda”.
Fonte: assessoria de imprensa do dep. Antônio Roberto