Enfermeira, Rosane Ferreira está em seu primeiro mandato de deputada federal. É a primeira mulher eleita deputada federal pelo Partido Verde e, atualmente, é presidente do partido em seu estado, o Paraná. Começou sua carreira no município de Araucária, atuando na coordenação dos Centros de Saúde, na supervisão da Rede de Unidades de Saúde e na direção dos Departamentos Municipais de Assistência a Saúde e Saneamento e Vigilância Sanitária. Rosane é uma das fundadoras do Partido Verde em Araucária e atualmente ocupa a vice-presidência do partido no município. Em 2006, concorreu pelo PV ao cargo de Deputada Estadual, sendo a mais votada do Partido.
Na Câmara dos Deputados, participou, em 2013, das comissões permanentes de Desenvolvimento Urbano e de Seguridade Social; do Grupo de Trabalho da Reforma Política; da Coordenadoria dos Direitos da Mulher; e de diversas comissões especiais, com destaque para a sua atuação nas comissões do PL 7123/10, ‘Estrada Parque Caminho do Colono; do PL 3460/04, ‘Estatuto da Metrópole’; do PL 7197/02, ‘Altera o ECA para permitir aplicação de medidas sócio-educativas aos infratores que atingirem maioridade penal’; do PL 7663/10, ‘Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas’; e da PEC 090/11, ‘Transporte como direito social’.
Militância pela saúde
Sempre engajada nas questões de saúde, Rosane destacou-se no Congresso Nacional por suas iniciativas na área em 2013. Defensora do Programa Mais Médicos, teve três emendas incorporadas à Medida Provisória que criou o programa. A deputada viu aprovado, ainda, o PL 808/11, de sua autoria, que obriga as farmácias de manipulação a incluírem bula em seus medicamentos.
A parlamentar protagonizou diversas atividades em defesa dos profissionais de enfermagem e apresentou propostas de valorização profissional, com destaque para a atuação na Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, e seu empenho para transformar em lei a jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Na Comissão Especial de Combate às Drogas e na Comissão Especial destinada a analisar o PL7663/10, que trata do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, participou de estudos e proposições de políticas públicas e de projetos de lei, e viajou ao exterior para trocar experiências com outros governos. Desenvolveu também uma cartilha apresentando os principais tipos de drogas e como lidar com os jovens.
Violência Contra a Mulher – Relatora da subcomissão especial que debateu a violência contra a mulher no âmbito da Comissão de Seguridade Social, Rosane teve seu relatório final aprovado pela comissão. O resultado do trabalho foi um relatório de 222 páginas, que contém três projetos de lei, dois pedidos de fiscalização e controle, uma indicação e 50 recomendações aos poderes Executivo e Judiciário e ao Ministério Público.
Grupo de trabalho da reforma política – Rosane Ferreira luta por uma reforma política que enfrente as causas da corrupção e assegure o aprimoramento da democracia. No GT da Câmara, defendeu o financiamento público de campanha e o fim das coligações nas eleições proporcionais, de forma a fortalecer os projetos que visem melhorar a vida dos cidadãos.
Estrada do Colono – Contrária à construção da Estrada-Parque Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, Rosane Ferreira, na Comissão Especial do PL 7123/10, que prevê a reabertura da estrada, lutou para impedir a aprovação do projeto.
Estatuto da Metrópole – Na Comissão Especial destinada a elaborar o Estatuto da Metrópole (PL 3460/04), sete emendas apresentadas pela deputada paranaense foram incorporadas ao texto. O Estatuto da Metrópole disciplina o processo de criação de regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e metrópoles.
Em suas emendas, Rosane busca inserir o conceito de desenvolvimento sustentável como um dos objetivos da Política Nacional de Planejamento Regional Urbano, bem como garantir à população o aceso aos elementos que o caracterizam.
Proposições – Com diversas proposições em tramitação na Câmara, Rosane Ferreira viu aprovado, em 2013, o PL 808/11, de sua autoria, que obriga as farmácias de manipulação a incluírem bula em seus medicamentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Lid/PV