Um pedido formal de libertação dos ativistas do Greenpace presos na Rússia, entre eles a brasileira Ana Paula Maciel, foi enviado pelo líder da Bancada do PV, deputado Sarney Filho (MA), à embaixada da Rússia no Brasil, nesta terça-feira, 1º de outubro.
No documento, o parlamentar argumenta que a prisão dos manifestantes fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual a Rússia é signatária, que prevê, entre outras coisas, o direito à liberdade de opinião e expressão, independentemente de fronteiras, e o direito que de que ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
“A atuação da sociedade civil organizada em defesa dos direitos difusos e coletivos, tal como o meio-ambiente, é atitude louvável e, a atuação pacífica dos ativistas do Greenpeace representa não uma ofensa à soberania de qualquer país, mas sim, preocupação com o bem estar de todos os seres vivos da presente e das futuras gerações”, ressalta o líder.
No dia 18 de setembro, 30 ativistas do Greenpeace que estavam a bordo do navio “Arctic Sunrise” foram detidos na Rússia, após ação de protesto contra exploração de petróleo no Ártico. Nesta segunda-feira, 30, o Greenpeace recorreu da decisão de prisão preventiva, por dois meses, decretada pelo governo russo, dos oito ativistas que faltavam depor – inclusive a brasileira.
Foto: Greenpeace/AP