O Global Greens fez um apelo a todas as facções políticas egípcias para por fim aos confrontos de rua e para o Governo em exercício tomar todas as medidas necessárias para pacificar a situação e evitar que atrocidades semelhantes voltem a acontecer. A argumentação é que novos confrontos precisam ser evitados, a fim de cessar o perigo de uma guerra civil.
Será necessário também que as autoridades egípcias atuem na identificação e responsabilização das pessoas que participaram da repressão brutal ocorrido na sexta-feira, 26 de julho, contra os apoiadores do ex-presidente Morsi, fato que deixou um terrível saldo de mortos e feridos. Mesmo porque, é condenável qualquer tentativa de estabelecer um regime militar ou que venha permitir a intervenção militar na administração política do país.
Neste sentido, o Global Greens preconiza que o governo instalado pelo golpe militar deve garantir o retorno de um governo democraticamente eleito, no menor tempo possível, e trabalhar para restabelecer a paz em todo o país. Presos políticos pertencentes à Irmandade Muçulmana, incluindo o ex-presidente Morsi, devem ser libertados imediatamente ou levados à julgamento. As prisões arbitrárias deve cessar, a segurança das mulheres e das crianças devem ser garantidas.
A democracia deve ser restabelecida sem demora. Medidas para restaurar a economia também devem ser tomadas imediatamente. O Desemprego no Egito está em níveis intoleráveis??, o seu sistema de proteção social cobre apenas uma pequena parte da população e a pobreza está aumentando.
Juntamente com a restauração da democracia, é essencial que um processo de consulta nacional venha a ocorrer em todo o país, discutindo as questões sobre como lidar com as necessidades mais urgentes da população, tais como: uma distribuição mais justa da riqueza, uma campanha nacional para acabar com o analfabetismo, um ambicioso programa de combate ao desemprego juvenil e um mecanismo para ajudar os chefes de família garantir a assiduidade escolar de seus filhos.
O Global Green continuará trabalhando arduamente junto as autoridades e correntes políticas daquele país, no sentido de atingir o objetivo que devolva a paz e a normalidade democrática ao Egito, com nação soberana no cenário político mundial.
Fonte : Global Green/PV.SP