Os eleitores de Cananéia, no litoral de São Paulo, foram às urnas neste domingo (2) para eleger um novo prefeito. As eleições suplementares conduziram o candidato Pedro Ferreira Dias Filho, o Pedrinho (PV), ao cargo de chefe do Executivo Municipal, com mais de 46,47% dos votos válidos. A eleição na cidade do Vale do Ribeira foi disputada por três candidatos.
O candidato Pedrinho, eleito com mais de 3 mil votos, agradeceu a população de Cananéia pelo número conquistado nas urnas. “A expectativa era muito boa. O nosso grupo de governo trabalhou duro na campanha de Cananéia, de 30 dias. Meu plano de governo é trabalhar muito pela saúde, parte pesqueira, parte turística e parte continental, que ficou esquecida por alguns prefeitos. Nós vamos nos empenhar muito, buscar recursos do governo do estado e federal para trabalhar por Cananéia”, conclui.
O novo pleito foi convocado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o prefeito eleito em outubro de 2012, Adriano Cesar Dias, o Dr. Adriano (PSDB), ter tido o registro de candidatura cassada por causa da Ficha Limpa. Dr. Adriano tem um processo administrativo por ter sido demitido do serviço público.
Com a cassação, quem assumiu a prefeitura provisoriamente foi o então presidente da Câmara dos Vereadores Pedrinho (PV). Nestes casos, a legislação eleitoral impõe a realização de um novo pleito, e exige que o presidente da Câmara Municipal assuma a prefeitura interinamente.
De acordo com o Fórum Eleitoral de Cananéia, 7.243 dos 10.160 eleitores compareceram às urnas neste domingo. O voto era obrigatório, e quem deixou de participar deve justificar a ausência perante a Justiça Eleitoral. Além da cidade do litoral de São Paulo, outros quatro municípios brasileiros elegeram novos prefeitos nesta eleição suplementar.
Veja o resultado completo da eleição:
Pedrinho (PV) – 46,47% (3.216 votos)
Cláudia de Bimbo (PSD) – 30,62% (2.119 votos)
Robson Leonel (PT) – 22,90 % (1.585 votos)
Brancos – 1,48% – (107 votos)
Nulos – 2,98% – (216 votos)
Abstenções – 28,71%
Fonte : G1