Cerca de cem filiados e simpatizantes do Partido Verde Rio estiveram reunidos na noite da última quarta-feira, dia 20 de março, dia internacional da Felicidade, no auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para debater os rumos da organização partidária e da atuação dos verdes na cidade, com vistas a aprimorar a participação efetiva dos filiados nas decisões do partido, tanto no legislativo quanto na sociedade.
Após breve histórico da atuação dos Verdes nos últimos 27 anos na cidade do Rio, desde a sua fundação, ressaltando a produção legislativa, a atuação no executivo e as mobilizações desenvolvidas junto à sociedade, ficou demonstrado o valioso legado proporcionado pelo PV para a cidade maravilhosa, servindo de inspiração para os duros temas a que viríamos enfrentar em seguida. Com relação ao momento atual que vivemos, com a intensificação das intempéries climáticas, com os desmandos nas administrações municipal, estadual e federal às vésperas dos grandes eventos que a cidade sediará, sob os cuidados de um desgoverno que vive do marketing e negocia os bens públicos para benefícios privados.
Foi proposta uma moção de repúdio ao Governador Sérgio Cabral pela falta de ações preventivas de defesa civil, que nos conduz, ano após ano, a essa dolorosa contagem de mortos e desabrigados, sem que haja uma efetiva ação de prevenção de danos causados pelas fortes chuvas.
Os Verdes querem o impedimento (impeachment) do governador do Rio.
No debate que se seguiu, com a participação dos integrantes da plenária, foram abordados também temas relacionados à atuação de nossos parlamentares, a participação dos representantes legais do partido na agenda de mobilizações populares que ocorrem nos dias atuais em nossa cidade, o desempenho dos verdes nas eleições municipais de 2012, critérios adotados para composição da chapa e eleições vindouras.
A partir de então a nova comissão executiva municipal apresentou uma série de propostas de fortalecimento da base partidária com a consolidação do projeto de nucleação interzonal e temática, com a criação de novas estruturas de coordenações de apoio e colaboração às pastas (secretarias verdes) com o objetivo de constituirmos uma executiva ampliada e o conselho verde da cidade.
Com a contribuição da plenária foram propostos os núcleos de Proteção e defesa dos animais, Empreendedores Verdes, Biólogos, Saúde, Educação, Urbanismo e defesa do patrimônio, que se juntam ao já existente Núcleo de Ecologia Social na ocupação da sede municipal em um breve período. Para este fim, concordamos em promover através do site do partido (http://www.pvrj.org.br) uma grade de funcionamento, onde os interessados em cada tema deverão se inscrever para que possamos organizar as primeiras reuniões.
Por enquanto a proposta:
Coordenações InterZonais:
Grande Meier
Grande Tijuca
Zona Sul
Coordenações de apoio as Secretarias:
Mobilização: Eventos/Agenda Verde
Juventude: Conselho
Mulheres: Conselho
Direitos Humanos e Diversidade: Do Negro, LGBT, do Idoso, Tolerância Religiosa, Política de Drogas, da Criança e do adolescente
Formação: Ética / Conscienciologia
Comunicação: Redes Sociais
Administração: Núcleo Empreendedores
Jurídico: orientação jurídica em questões da Cidade
Núcleos:
Ecologia Social
Defesa dos Animais
Urbanismo e defesa do patrimônio
Educadores
Saúde
Empreendedores Verdes
Também participaram do encontro o anfitrião vereador Paulo Messina e a deputada Aspásia Camargo. Ficou decidido que a partir do mês de abril serão realizados encontros entre os filiados, a executiva e o representante parlamentar do pv no município, em uma espécie de gabinete aberto, visando dar maior participação da base nas ações de mandato além de criar e promover novas demandas sócio ambientais e locais.
Ao término do evento foram apresentados os recém eleitos membros do Conselho da Juventude Verde, no RJ.
Participaram pela executiva municipal: José Augusto Silveira (Presidente Municipal), Carla Piranda (Sec . Mun. Assuntos Jurídicos e Sec. Nacional de Organização), Roberto Rocco (Vice Pres. Municipal e Sec. Nac. de Mobilização), Flávio Lazaro (Sec. Municipal de Organização/Mobilização), Tatiana Wehb (Sec. Municipal de Administração/Finanças), Eduardo Nascimento (Sec. Municipal de Comunicação RJ), Nena Duppré (Sec. Municipal de Mulheres), Ariel Holmes (Sec. Municipal Direitos Humanos e Diversidade, Fabiano Carnevale (Sec. Nacional de relações internacionais), Júlia Duppré(Sec. Nac. Juventude), vereador Paulo Messina e a deputada estadual Aspasia Camargo.
Fonte : PV.RJ com /Flávio Lazaro – secretário de Mobilização PVRJ e foto: Bruno Montenegro