A Comissão de Meio Ambiente (CMADS) aprovou, na última semana, o requerimento, de autoria dos deputados Penna (PV-SP) e Sarney Filho (PV-MA), que solicita o apoio do colegiado para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA)
De acordo com os autores, a ideia é estabelecer uma parceria entre a CMADS e o MMA, de modo que a comissão possa ajudar na democratização dos debates que ocorrerão no processo da conferência, e participar da promoção das várias etapas preparatórias.
O evento é composto de um conjunto extenso de etapas preparatórias nos Estados e Municípios e de uma etapa final em Brasília, que ocorrerá entre 24 e 27 de outubro de 2013.
Além das conferências estaduais e municipais e do evento em Brasília, há previsão de conferências livres e de uma conferência virtual nos meses de agosto e setembro.
A quarta edição da CNMA tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego, trabalho e renda; e educação ambiental. Participarão da conferência governo, empresários e sociedade civil, unidos no esforço de dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do País.
A Frente Parlamentar Ambientalista também intenta acompanhar de perto a Conferência e contribuir para que suas etapas ocorram com o maior sucesso possível.
Fonte : Bancada Verde