Apesar de manter mesma colocação do ano anterior, nos últimos 22 anos Brasil obteve um crescimento de 24% no Índice de Desenvolvimento Humano e aparece entre os 15 países que mais reduziram o déficit, com IDH de 0.730
O Brasil apresentou melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2013, mas não conseguiu superar a média da América Latina, cujo valor é de 0.741. Com isso, o país manteve mesma colocação do ano anterior (2012) de acordo com relatório intitulado A Ascensão do Sul, divulgado nesta quinta-feira (14/3) pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a ONU, a redução na pobreza, especialmente em países emergentes, como o Brasil, tem tido importante impacto na melhora dos indicativos de desenvolvimento humano mundial, embora o Brasil ainda fique atrás de muitos de seus vizinhos.
Com esse resultado, o Brasil equilibrou crescimento nas três dimensões do desenvolvimento humano que são medidas pelo índice – saúde, renda e educação; e ficou entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o déficit no IDH entre 1990 e 2012. Nesse período, o país obteve um crescimento de 24% no IDH.
O Índice de Desenvolvimento Humano é medido anualmente pela ONU e serve para avaliar o grau de desenvolvimento econômico de um país, além da qualidade de vida ofertada à população. O índice utiliza indicadores de educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto interno Bruto per capita.
O IDH varia de uma escala de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total), além disso, divide os países em quatro categorias: nações com índice de desenvolvimento muito alto, alto, médio e baixo. Esse ano o Brasil registrou IDH de 0,730. Em 2011 havia apresentado o valor de 0,728, o que o incluiu entre os países com desenvolvimento alto. Em 1990, o valor alcançado pelo Brasil foi de 0,59, conforme relatório da ONU.
Noruega, Austrália e Estados Unidos são os primeiros colocados no ranking com 0.955, 0.938 e 0.937, respectivamente. A medição abrange 187 países e territórios. Na outra ponta, a República Democrática do Congo, destruída por conflitos internos, e o Níger, assolado pela seca, registram a menor pontuação na medição do IDH, 0.304, ambos.
IDH – O Índice de Desenvolvimento Humano foi colocado no primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano, em 1990, como um novo conceito que desafiava as avaliações econômicas de progresso nacional.
Fonte : Blog da FVHD