Começou nesta segunda-feira (26) em Antígua, na Guatemala, a Assembleia anual da Federação dos Partidos Verdes das Américas. O encontro reúne verdes dos 10 países-membros da FPVA, além de contar com a participação de convidados da Suécia, França e Espanha.
A delegação brasileira é formada por Fabiano Carnevale (Executiva Nacional), Julia Dupprè (Secretária Nacional de Juventude) e André Fraga (Presidente Municipal do PV-Salvador e dirigente nacional).
Entre os debates ocorridos no primeiro dia, foram colocados temas que unem os verdes americanos. O colombiano Carlos Ramon Gonzales, um dos 3 co-presidentes da FPVA, ressaltou a importância da legalização das drogas como pauta urgente para problematizar a violência enfrentada em diversos países das Américas Central e do Sul. Apesar de polêmico, Manuel Capdevilla (Venezuela), outro co-presidente, ressaltou que aos verdes não falta coragem para o debate.
Apresentando a delegação mais jovem da reunião, o Brasil liderou a mesa sobre ação eleitoral, com Julia Dupprè e André Fraga discutindo a importância da participação da juventude na política, a partir da bem-sucedida experiência de Salvador nas eleições municipais deste ano.
O encontro realiza-se num momento histórico para a Guatemala, quando após 10 anos de luta dos movimentos sociais com apoio dos verdes, será votada a Lei de Desenvolvimento Rural, democratizando o acesso a terra no país.A reunião termina no dia 28 de novembro e até lá, a pequena Antígua, patrimônio cultural da humanidade, será a capital oficial dos Verdes nas Américas.
Fonte: Fabiano Carnevale.