Deputados federais do Partido Verde estão na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2012, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Na 19ª edição do ranking anual dos parlamentares escolhidos, aparecem aqueles que se destacaram dos demais pelo protagonismo no exercício do mandato.
O líder do PV na Câmara, o deputado Sarney Filho (PV-MA), está na lista dos 100 “Cabeças do Congresso” Nacional, do DIAP, que exercem real influência no processo decisório. O líder verde teve sua atuação destacada como “articulador”, por ter “excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar criar as condições para o consenso”, explica o DIAP.
“Fico satisfeito com a notícia, diante do grande esforço que temos feito para impedir a votação de retrocessos na legislação socioambiental, como a do novo Código Florestal, que permite mais desmatamentos, e da PEC 215, que dá poder ao Congresso Nacional para rever limites de áreas indígenas, de quilombolas e de áreas de preservação permanente”, disse o deputado, que em 2011 também foi incluído na lista. Sarney Filho é presidente da Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.
De acordo com o DIAP, entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo destaca-se a capacidade “de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.
Além dos 100 “cabeças”, o DIAP divulgou ainda lista com parlamentares em ascensão na Casa. Pelo PV, destacam-se os deputados Penna (SP) e Alfredo Sirkis (RJ). Parlamentar em “ascensão” é aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbe bem delas. Estão também nessa categoria, os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.
Bancada Verde