Nesta semana quinta-feira (9) no plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia candidatos a vereador, dirigentes partidários e a candidata a Vice-prefeita de Salvador pelo Partido Verde, Célia Sacramento, assinou a Plataforma Ambiental desenvolvida pela ONG SOS Mata Atlântica em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente).
A Plataforma Ambiental é um documento que aponta diretrizes e sugestões para municípios que possuem o bioma Mata Atlântica em seu território.
O documento sugere que os candidatos se posicionem para garantir que o componente ambiental seja levado em consideração em todas as áreas de políticas públicas, construindo uma economia para o país que tenha o socioambiental como premissa.
A Plataforma sugere, por exemplo, que os processos sejam realizados a partir de critérios técnicos, com qualidade, responsabilidade, transparência e agilidade. Menciona também a criação de políticas públicas de incentivos para que os proprietários de terra mantenham suas áreas preservadas, principalmente as faixas de margens rios, e pede a criação de políticas públicas orientadas para a captação de água das chuvas e o aumento da permeabilidade dos solos nas bacias hidrográficas do país e o fortalecimento da organização de cooperativas e/ou associações de catadores.
Além disso, o documento contém dados do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, que aponta os problemas ambientais existentes e um conjunto de compromissos e ações para nortear a consolidação de uma agenda socioambiental para a região.
A Plataforma Ambiental funcionará como uma referência para as questões ambientais e norteará para que as tomadas de decisões sejam feitas de forma ética, responsável e participativa, tendo como base não apenas a Constituição Federal, mas também a Agenda 21 e os tratados ambientais e internacionais assinados pelo Brasil.
A Professora Célia Sacramento, candidata a vice-prefeita em Salvador, representando a chapa majoritária que integra com ACM NETO, foi a única presente no evento. Para Célia Sacramento a presença e compromisso com a Plataforma Ambiental da Mata Atlantica não passa de uma obrigação de qualquer candidato minimamente preocupado com a agenda ambiental. Sacramento lembrou ainda que a única chapa majoritária a também assinar a Plataforma Cidades Sustentáveis (www.cidadesustentáveis.org.br) foi a chapa ACM Neto-Célia Sacramento.
O presidente do PV Salvador, André Fraga também esteve presente no evento e garantiu que a assinatura da Plataforma Ambiental da Mata Atlântica será exigida por todos os 65 candidatos a vereador verdes da capital baiana, bem como encaminhará para a direção estadual do PV a sugestão de adotar a mesma medida para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de todo o estado.
Do PV esteve presente ainda o candidato a vereador Cezar Leite que também assinou a Plataforma.
Acesse a plataforma em www.sosma.org.br.
Fonte : PV. BA