O município de Araucária sediará nesta quinta-feira, 22, uma audiência pública para discutir ações e soluções relacionadas ao esgotamento sanitário domiciliar na Região Metropolitana de Curitiba.
A proposta foi feita pela deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR) e recebeu o apoio do deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR), que juntos apresentaram um requerimento na Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados.
A ação marca o Dia Mundial da Mundial da Água, comemorado no dia 22 de Março. “Essa é uma iniciativa para nós ajudarmos a diminuir o impacto desses resíduos no meio ambiente. Além disso, é um trabalho para vermos o que pode e deve ser mudado na região. Para isso, o debate será transformado em um relatório contendo os principais apontamentos levantados na audiência pública.”, explica a deputada Rosane.
Segundo dados da Sanepar, em Araucária apenas 38 % das casas têm seu esgoto ligado na rede coletora. A situação não é diferente nos demais municípios da Região Metropolitana, que possuem índices ainda menores: Campo Magro (27%), Almirante Tamandaré (16%), Mandirituba (8%) e Contenda (0%).
Sem rede de coleta, muitas residências usam a fossa séptica. O problema está nas que despejam os resíduos em valetas a céu aberto, que desaguam em pequenos rios e mais tarde acabam chegando ao Rio Iguaçu, colaborando para que ele seja o segundo rio mais poluído do Brasil.
A audiência terá representantes do Ministério das Cidades, do governo do Paraná, prefeitos e vereadores da região metropolitana de Curitiba e lideranças comunitárias e será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araucária, às 19h30.