O deputado Penna presidiu nesta quinta-feira (1) uma audiência pública com o tema “Cidades Sustentáveis”. “É quase que uma obrigação em todos os fóruns se exercitar uma perspectiva futura para a vida urbana. Nós temos assistido no Brasil um verdadeiro massacre à qualidade de vida das nossas cidades pela bobagem de transformar o transporte individual, o carro, no carro-chefe do desenvolvimento”, afirmou Penna na abertura do debate.
Os palestrantes Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos, e André Trigueiro, jornalista, falaram sobre o programa Cidades Sustentáveis, criado por uma série de organizações com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. “Nós precisamos mudar nosso modelo de desenvolvimento, a não ser que a gente queira correr o risco da extinção da espécie humana. Apenas isso”, alertou Grajew.
“Não estou aqui só para causar angústia, mas também mostrar caminhos. Nós sabemos o que tem que ser feito. Caminhos não faltam, soluções não faltam, essa é a boa notícia”, completou Oded. Penna apontou a economia criativa como um desses possíveis caminhos para a construção de um modelo econômico mais sustentável. “O Brasil inteiro é rico em artes, na moda, tudo isso que tem gerado grandes coisas na economia sem ser poluente. O fruto desse trabalho rende uma barbaridade e emprega pessoas, é distributivo”, argumentou.
André Trigueiro apresentou casos de sucesso e mostrou que problemas podem ser resolvidos com soluções simples. “Meu objetivo é avançar em direção das soluções que me parecem interessantes da gente pensar junto num país como o Brasil, que tem todo o potencial e todos os recursos humanos, materiais e naturais necessários para ser um país exemplar no mundo na gestão sustentável”, afirmou. “Minha expectativa é que a gente tente ser muito pragmático e decante da teoria para a prática, quer dizer, o que é possível, o que é urgente, o que é necessário fazer”.
De acordo com Grajew, visando as eleições de 2012, o programa Cidades Sustentáveis procura justamente apontar soluções, oferecendo a candidatos e partidos políticos um programa completo de sustentabilidade, reunindo uma série de indicadores básicos para serem usados por candidatos e partidos políticos como ferramenta de gestão. “Oferecemos uma agenda completa, um programa completo para ser adotado por cada candidato nas próximas eleições”, explicou. Para conhecer melhor o Cidades Sustentáveis, acesse www.cidadessustentaveis.org.br
Penna na Câmara – Comissão de Meio Ambiente, 01/12/2011 – Cidades Sustentáveis
Fonte : www.deputadopenna.com.br