Depois de três décadas, e após uma campanha árdua, o Partido Verde ganhou a eleição para a Câmara Municipal. Foi uma batalha acirrada pela última cadeira que culminou em uma grande conquista não só para a eleita, Adriane Carr, mas para o partido no país todo. Isso porque se trata de uma das principais cidades canadenses e inclusive uma cidade de maior representatividade do ideal ambientalista para os canadenses. Principalmente em um momento que o prefeito, Gregor Robertson, ambiciosamente pretende transformar a cidade em a mais verde no planeta até o final desta década.
Quando os votos começaram a ser apurados no sul da cidade, a cadeira foi se distanciando, mas à medida que a apuração saia da área, Carr deu um grande salto rumo à 10a cadeira na Câmara. Entre os vários motivos de seu sucesso está a iniciativa da eco-densidade de Vancouver – cujo o centro da discussão é o aumento da construção de prédios altos, sem consulta – e, a bandeira verde defendida pelo partido.
Agora que venceu, Carr terá que encarar o fato que ela é apenas uma voz – e sem experiência em política municipal – enquanto o partido do prefeito tem a maioria. No entanto, ela afirma que isso não será um problema, pois sua voz solitária será ampliada pela bandeira Verde.
Só para lembrar que no Canadá o voto não e proporcional e sim distrital puro o que torna extremamente difícil qualquer candidato que não seja de um dos partidos tradicionais.
Fonte : PV.SP