O canudo plástico foi o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo no ano passado, de acordo com levantamento da ONG Ocean Conservancy, com sede nos Estados Unidos. Esse tipo de descartável corresponde a 4% de todo o lixo plástico encontrado no mundo.
Em vários lugares do Brasil e do mundo, ações para redução do consumo de plástico de uso único, resultantes do uso de derivados do petróleo tem ganhado as casas legislativas e executivas. Em pelo menos 19 cidades brasileiras, dentre elas Brasília, há projetos de lei e tramitações que visam eliminar o uso de canudos plásticos. Recentemente, o Governo do Distrito Federal sancionou a proibição do uso destes materiais, com vigência imediata. Setores da sociedade se mobilizaram para discutir as melhores formas de regulamentar e colocar em voga o dispositivo.
Tendo como oportunidade gerada pela discussão, sociedade, empreendedores e legisladores atuam agora para minimizar os impactos econômicos da mudança e, mais do que isso, propor uma mudança de paradigma de consumo em nossa capital. O Partido Verde, por meio do projeto “Plástico Não”, visa antecipar algumas mudanças culturais, com discussões recorrentes sobre os consumo de insumos não recicláveis, descarte irregular e novas formas de relacionamento entre o homem e o ambiente. Por meio desta ação, a ser realizada em diversos lugares do DF, pretende-se ainda apresentar de forma lúdica as bandeiras tradicionais partidárias, bem como aproximar a legenda da sociedade.
Por meio de linguagem jovem e recursos visuais, estabelecendo novas formas de comunicação social no uso e ocupação dos espaços públicos da cidade, o projeto “Plástico Não!” vai tomar as áreas urbanas para apresentar, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, propostas ambientais jovens, alternativas e ligadas com as discussões oficiais da cidade, do país e do mundo. Por meio de vídeo, contando toda a experiência de interação do partido com a sociedade, bem como com o ambiente urbano, pretende estimular novas formas de relação humana com o consumo e com a legenda verde.
Serão estabelecidas quatro datas de atividades de rua, em bares e restaurantes, com distribuição de canudos metálicos, material de divulgação da ação e vídeo projeção: – 22 de maio, 20h, Águas Claras; – 23 de maio, 20h, Taguatinga; – 29 de maio, 20h, Plano Piloto; – 1 de junho, 16h, HugHub Brasília Conscientização em locais de alta utilização de canudos plásticos, como bares, restaurantes, quiosques e afins.
Para as atividades, será usada uma estrutura móvel de projeção de imagens e promotores farão, de forma simplificada, a distribuição dos canudos mediante uma ação digital a ser feita pelos participantes. Nesta ação a pessoa pode curtir a página da Fundação no Facebook ou seguir o Instagram para poder receber o canudo não descartável ou até mesmo trocar o seu canudo plástico como forma de preservar a natureza. Tudo isso será registrado e faremos um vídeo com a ação a ser divulgado no dia do Meio Ambiente em todos esses meios citados. Uma bicicleta na cor verde com a marca da Fundação fará a divulgação com projeções em bares à noite e passará a mensagem da ação. Além disso os canudos virão com uma embalagem de papel reciclado que conterá um pequeno texto de apresentação da Fundação e do projeto. No dia 1 de junho, a partir das 18h, o HugHub Brasília (SCS, SCS, quadra 1, bloco E, Ed. Ceará) recebe roda de conversa sobre “Sustentabilidade em eventos e ambientes comerciais” abrindo a semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser realizado no dia 5 de junho.
Na ação, serão distribuídos materiais de conscientização, projeção de videos de sensibilização com os conteúdos da ação e apresentação cultural de artistas da região. O evento traz consigo a preocupação de discutir novas formas de redução e descarte correto de resíduos, bem como estimular práticas ambientais sustentáveis em ambientes de negócios que sejam rentáveis e economicamente viáveis.
Serviço:
O que: “Plástico Não!”
Quando e Onde:
– 22 de maio, 20h, Águas Claras;
– 23 de maio, 20h, Taguatinga;
– 29 de maio, 20h, Plano Piloto;
– 1 de junho, 18h, HugHub Brasília.