ANTÍGUA, GUATEMALA – O segundo dia da Assembleia Anual da Federação dos Partidos Verdes das Américas (FPVA) foi dedicado a apresentação dos informes nacionais dos países-membros.
Num continente marcado, majoritariamente, por democracias recentes, oligarquias tradicionais e sistemas políticos fechados, muitos são os relatos das dificuldades enfrentadas pelos verdes da região.
Na maior potência econômico-militar do mundo, Michael Canney, representante estadunidense comentou sobre as dificuldades de se atuar politicamente no draconiano sistema eleitoral do país. Ele relatou a absurda detenção de Jill Stein, candidata presidencial dos verdes, depois de tentar participar de um debate com os dois candidatos que monopolizam a cobertura midiática e o bilionário financiamento eleitoral. Por acusar o sistema excludente como antidemocrático, Stein ficou detida numa prisão secreta, sendo amarrada numa cadeira durante horas.
Na Nicarágua, Edward Salazar relatou que membros do Partido Verde chegaram a sofrer ameaças de morte para limitar sua atuação. Na Venezuela, os verdes foram impedidos de participar das eleições, devido a manobras do Comitê Eleitoral Nacional.
Apesar das dificuldades, nem só de dores se constroi a história verde nas Américas. Como no Canadá, onde Elizabeth May, a primeira parlamentar verde da história do país, foi considerada destaque nacional por sua atuação.
Fabiano Carnevale, representante do Brasil, comentou o crescimento dos verdes nas eleições municipais deste ano, quando o PV elegeu 96 prefeitos e 1.584 vereadores. Carnevale celebrou a manutenção do partido brasileiro como uma das maiores forças ecologistas dentro das Américas.
No México, Paty Doneau destacou a eleição recente de Manuel Velasco, um jovem de 32 anos como governador de Chiapas, estado com forte presença indígena. Velasco é o primeiro governador verde na história do Partido Verde Ecologista do México.
E dessa forma, enfrentando dificuldades, entre barreiras, insucessos mas também com importantes vitórias, vai sendo construída a história dos verdes no continente americano. (FC)