O Partido Verde comemora este mês seus 30 anos, mais do que uma bela história, os verdes do Brasil continuam a defender bandeiras que há um tempo eram consideradas até ‘retrógradas’. A união homoafetiva, o respeito à diversidade sexual e religiosa, a cultura de paz, a mobilidade urbana, o combate ao aquecimento global, o respeito e a luta pela igualdade nas questões de gênero, à descriminalização da maconha e formas sustentáveis de qualidade de vida e expansão econômica são apenas alguns deles, que dentre tantos outros temas, hoje são cada vez mais objetos de reflexão e frequentes na pauta da sociedade.
O Brasil de hoje vive um conturbado momento político. Há uma grave crise ética no cenário e o Partido Verde entre as diversas siglas que desonram a imagem do país, nunca foi mencionado, e se coloca como a opção para um Brasil decente, pois nunca compactuou, nem no passado e nem no presente, com os crimes e desmandos infelizmente crescentes na história brasileira.
Desde a sua criação, o PV foi instituindo em seus quadros Secretarias que cuidam de temas que são constantes no debate interno do Partido, para a implementação de políticas em seu estatuto e programas apresentados para a sociedade.
O PV Mulher para trazer um debate realista e construtivo sobre a igualdade de gêneros e políticas para mulheres, o PV diversidade para lutar contra o preconceito e a homofobia no Brasil, O PV Jovem que objetiva atrair os adolescentes e lutar por políticas construtivas voltadas para a juventude, são algumas dessas secretarias que juntamente com a formação política feita pela Fundação Verde Herbert Daniel, procura trazer para os seus quadros pessoas interessadas na ideologia do programa apresentado em 2014 à sociedade brasileira, pelo então candidato a presidência pelo partido, Eduardo Jorge, “Viver Bem Viver Verde”.
Bancada Federal – Mesmo o Partido Verde não estando entre as maiores bancadas, os verdes mantêm no Congresso Nacional sua luta para a preservação do meio ambiente e são protagonistas nesta área. “O Partido Verde também faz história no parlamento Brasileiro. Somos os protagonistas ao garantirmos que, na legislação ambiental, se preserve as riquezas do nosso ecossistema como as florestas, os campos, o cerrado, a caatinga os mares e os rios”, comenta o líder da bancada, deputado Sarney Filho.
As lutas dentro da casa têm sido intensas, mas bandeiras como uma revisão mais severa a até pedidos de arquivamento sobre o relatório do Código de Mineração, questionamentos para a revisão do Novo Código Florestal aprovado contra a posição da Bancada, a luta contra a aprovação da PEC 215, que retira direitos indígenas, a conservação da biodiversidade e as questões sobre direitos dos animais e de gêneros; são alguns temas que a Bancada Verde debate dentro das comissões e no plenário da casa e tenta emplacar sua posição.
Assim, por toda a sua história e atuação política, os verdes comemoraram durante o último fim de semana, nas ruas do Brasil seus 30 anos de existência levando suas ideias e festejando com a população. Nessas três décadas de história, o PV dará segmento aos seus ideais descritos em seus ‘12 valores’ e em suas diretrizes programáticas , novos desafios virão e os verdes estarão prontos para eles.
Fonte : Camila Caetano p.Sec/Comunicação do PV