O Partido Verde entrevista o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, Professor Israel Batista PV/DF
PV: Neste dia, é impossível não falar sobre a Reforma Administrativa. Se aprovada, como isso impacta tanto para o servidor quanto para a população?
IB: A reforma administrativa enviada ao Congresso Nacional não foi pensada na melhoria do funcionalismo público e da prestação de serviços. A PEC 32 é centrada em um corte seco de gastos, e nada mais. Isso agrava a situação de perseguição político-partidária e a demissão injusta de servidores, além de promover inúmeras perdas de direitos e garantias constitucionais.
O reflexo será a redução e precariedade da prestação de serviços à sociedade, sobretudo para quem mais necessita das políticas públicas sociais e assistenciais.
PV: Como presidente da Servir Brasil – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, quais medidas ou ações estão sendo tomadas para barrar a Reforma?
IB: Como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, já estruturamos a Mesa Diretora e estamos em constantes reuniões com parlamentares da Câmara e do Senado para expor os pontos nocivos dessa reforma. Há questões indiscutíveis nas quais somos CONTRA e vamos lutar para derrubar: fim da estabilidade e dos concursos públicos, vínculo de experiência (trainee), término do regime jurídico único, e super poderes ao Executivo.
Produzimos muito material para estudo com o objetivo de derrubar os mitos que envolvem a reforma. Publicamos 13 cadernos temáticos (acesso pelo link na bio do Instagram @profisrael) e também participamos de fóruns, lives, debates e entrevistas, sempre levando a nossa mensagem.
PV: Qual a importância desses profissionais para a sociedade?
IB: Os servidores guardam a memória do Estado. Entra governo, sai governo, e são eles que mantêm a máquina pública funcionando, com todos os programas e políticas sociais que a população necessita. Todas as áreas do governo têm atuação dos servidores, seja na saúde, educação, segurança, meio ambiente, assistência social, eles que fazem acontecer.
PV: Você pode mandar uma mensagem para os servidores públicos?
IB: Meus amigos servidores, parabéns pelo dia de hoje! Mesmo diante de toda perseguição e desvalorização promovidas nos últimos tempos, vocês se mantêm firmes e fortes na missão que lhes foi conferida. Entra governo, sai governo, e vocês continuam com um trabalho de excelência e mantendo ativas as políticas públicas. Meu total prestígio e admiração. Funcionalismo público de verdade se faz com autonomia, independência e estabilidade.