Terras públicas e áreas protegidas somam 41% do desmate na Amazônia entre agosto de 2018 e julho de 2019, diz Ipam

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia faz análise dos dados de desmatamento divulgados nesta semana. No total, foram quase 10 mil km² de floresta perdida no bioma. Terras públicas e áreas protegidas correspondem a 41% do total desmatado entre agosto de 2018 e julho de 2019, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),…

35% do desmatamento da Amazônia é grilagem de terras, aponta Ipam

A grilagem foi responsável por 35% das áreas desmatadas na floresta Amazônica entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam), que analisou os dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) na segunda-feira (18). Para chegar a…

Trabalhadora temporária não tem direito à estabilidade se engravidar, decide TST

Por 16 votos a 9, o plenário da corte decidiu que esse tipo de contratação tem peculiaridades que não são equivalentes ao emprego comum. Trabalhadoras contratadas em regime temporário que engravidarem não têm direito à estabilidade no emprego, direito que é concedido para gestantes em outras modalidades de contrato. Esta decisão foi tomada por maioria na última segunda-feira…

Por que igrejas evangélicas ganharam tanto peso na política da América Latina? Especialista aponta 5 fatores

“A Bíblia voltou ao palácio”, declarou a presidente interina da Bolívia, a senadora Jeanine Áñez, ao tomar posse na semana passada. Alguns dias antes, Fernando Camacho, uma das principais vozes no processo que levou à renúncia de Evo Morales, entrou com a Bíblia em mãos no mesmo edifício e disse que “Deus” retornaria ao “governo”.…

Funai substitui antropólogos qualificados por profissionais “de confiança” para demarcar terras indígenas

Rafael Oliveira  No último dia 30 de outubro, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, substituiu os integrantes de dois grupos de trabalho responsáveis por realizar a identificação de terras indígenas em Pernambuco. No lugar de antropólogos com extensa qualificação e experiência na região, Xavier escolheu profissionais afinados com…

Para Sarney Filho, ex-ministro do Meio Ambiente, governo “facilita desmatamento”

O ex-ministro do Meio Ambiente e atual secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, afirmou nesta última quarta-feira (20), em audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, que a legislação ambiental vem sofrendo ataques que buscam o aumento do desmatamento, a ocupação desordenada de áreas de proteção permanente e a impunidade dos infratores.…