O Dia Nacional da Conservação do Solo foi criado em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esta data, é de reflexão sobre a conservação dos solos e a utilização adequada do recurso natural. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2015 – 2024 a Década Internacional do Solo para a recuperação e proteção desse bem tão precioso.
Da acordo com o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, até 2018, a América Latina possuía 14% de áreas degradadas no mundo; o Caribe 26% e a América do Sul 14%. Dezoito países na América Latina possuem mais de 20% do seu território degradado. A FAO ainda alerta que 33% dos solos do mundo estão degradados.
Ainda segundo o representante da FAO, 95% dos alimentos são produzidos na terra. Por isso, a conservação dos solos é tão necessária para a sobrevivência humana. A saúde e a fertilidade do solo têm influência direta sobre os nutrientes dos alimentos.
O Partido Verde defende a conservação do solo para garantir o presente e o futuro da humanidade. Todos precisam se unir sociedade, governos e empresas para conservar um dos recursos naturais mais importantes do Planeta.
Fontes: FAO, Embrapa, Emater