Sete partidos – PMDB, DEM, PSDB, PPS, PV, PSOL e PDT – assinaram na tarde de hoje a moção que o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) apresentou no Plenário do Congresso, conclamando o governo brasileiro a mudar de posição no apoio dado ao candidato egípcio à direção da Unesco.
Leia o texto completo da moção:
“Nós, parlamentares do Congresso brasileiro, conclamamos nosso governo a rever sua posição sobre as eleições para a nova direção da UNESCO, retirando seu apoio ao Ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosny.
Trata-se de um erro de proporções históricas em nossa política cultural, pois o Brasil esta preterindo a candidatura de um brasileiro, Márcio Barbosa, diretor-adjunto da UNESCO, que tem o apoio prometido de vários países.
O mais grave é que o candidato apoiado pelo governo brasileiro já declarou que queimaria livros em hebraico nas bibliotecas do Egito. Espaço de cultura, diálogo e tolerância, a UNESCO precisa da contribuição de nosso país, oferecendo uma escolha que continue o processo de transformações iniciadas por Márcio Barbosa.
Ainda é tempo de evitar um golpe na reputação cultural e política do Brasil.”