Um Alerta ao Partido Verde

13 set 2021

Por: Márcio Souza da Silva – Secretário de Mobilização Nacional e Presidente do PV/RS

Há uma questão que precisamos nos debruçar, sem paixões e sem parcialidades. Um projeto, como o que representa o bolsonarismo, igual a qualquer outro projeto autoritário, não interessando se de direita ou de esquerda, se os fatos favorecerem a ideia da vitimização, jamais será derrotado.

O impeachment, neste momento, embora realmente beneficie uma candidatura de centro, a chamada terceira via, prejudicando a esquerda tradicional, o que é inegável, pode, em um primeiro momento, revitalizar este projeto de destruição do país e das instituições, e, em um segundo momento, perpetuar esta ameaça fascista (é exatamente isto com o que estamos convivendo, o fascismo), pelo fato do uso da vitimização, robustecer teorias conspiratórias como a facada, fake ou verdadeira, tanto faz, que levou o Mito a mitar na presidência da República. Só uma derrota eleitoral maiúscula e afirmativa, poderá nos livrar desta ameaça, pelos próximos 40 anos. Digo isso aqui, como disse antes, como seria este governo infernal, como disseram alguns Dirigentes Verdes, que minhas avaliações (projeções) eram apaixonadas e fora da realidade e contexto. Diziam ainda, que as instituições eram fortes o bastante para impitimá-lo, caso Bolsonaro ultrapassasse os limites legais.

Hoje, para minha tristeza, o meio ambiente foi destruído, os trabalhadores perderam quase todos os direitos, os índios, estão a sua própria sorte, em alguns casos sendo dizimados, a economia foi destruída, o patrimônio público sendo entregue ao capital internacional e a condução negacionistas e criminosa da pandemia nos levará a mais de 600.000 mortes. Também convivemos, a poucos dias, com a possibilidade de um auto-golpe, que não se efetivou, em minha opinião, por conta da situação econômica do país (falta de unidade da elite econômica). Repito, para vencer esta situação tristemente conjugada, é preciso um grande e enorme freio democrático. Os que acham que Bolsonaro e o bolsonarismo são iguais e representam perigos simétricos à Lula e o petismo, não estão preparados para enfrentar o momento histórico em que nos encontramos. Para justificar, uso uma comparação. Questionando ou não, Lula e os petistas condenados cumpriram o cárcere, submetidos ao devido processo legal, ainda que tenhamos dúvidas sobre o Juiz que virou Ministro do seu principal oponente de Lula, não por acaso, Bolsonaro, enquanto o atual Presidente diz não aceitar se submeter ao julgo legal,  afirmando que não aceitará ser preso ou perder a próxima eleição, ao contrário de Dilma, que sofreu impeachment sem comprovação de crime, também submetendo-se ao julgo do Congresso. Desculpem a sinceridade, mas quem pensa assim, está absolutamente fora da realidade. Já erramos na avaliação inicial e se não avançarmos, contribuiremos para aumentar o buraco úmido, escuro e fétido a que fomos submetidos, depauperados no presente e sem esperança ao futuro!

Share

ACESSIBILIDADE