O deputado Sarney Filho (PV-MA) propôs, hoje, na reunião em que foram definidos os presidentes e relatores das comissões especiais que vão analisar os projetos relacionados ao pré-sal na Câmara dos Deputados, a realização de audiências públicas para discutir os impactos ambientais da obra, em especial no que diz respeito às emissões de gases do efeito estufa.
O deputado, que integra uma das quatro comissões do pré-sal – de exploração e produção (PL 2502/07), que tem apensado o PL 5938/09) – defendeu que embora esta não seja uma questão de mérito envolvendo o projeto, a realização das discussões atende às expectativas da sociedade “que hoje não aceita mais que o Congresso Nacional se omita nas discussões que envolvem impactos no meio ambiente.” A comissão terá como presidente o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e como relator o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Sarney Filho ressaltou que às vésperas da realização da Convenção Mundial do Clima, em Copenhague, na Dinamarca, o Brasil não pode fugir de questões que desrespeitam as diretrizes do Protocolo de Kyoto.
Para reforçar a realização dos debates sobre as emissões do pré-sal, o deputado citou estudos do Greenpeace, que está cobrando do governo estudos de impactos ambientais do pré-sal. Segundo Sarney Filho, avaliações preliminares feitas pela ONG indicam que se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano, só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, é provável que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo. (Assessoria de imprensa do deputado)
Tenho pelo PV uma admiração enorme pela luta dos seus membros, tenho até pretensões de filiar-me, porque sei que existem pessoas serias a exemplo da Sen. Marina Silva, porém, vejo com muita preocupaçao a permanencia deste cidadão o Sr. Sarney Filho como relator de Pls sobre código Florestal, o que este senhor sabe de meio ambiente e o mesmo que sei sofre falar chines, penso que o PV deveria vigiar de perto este sujeito e não se esquecer nunca, jamais de quem ele e filho e que interesses ele defende, e um verdadeiro lobo em pele de cordeiro, a sua presença no partido Verde e motivo e razão de muitos brasileiro como eu ainda não fazer parte deste Partido. Fora Sarney Filho! vá procurar sua turma……