No último dia 06 fevereiro, com quórum qualificado, a direção do Partido Verde do Estado de São Paulo decidiu que continuará adotando o critério de listas próprias, sem coligação, para apresentar seus candidatos proporcionais, para as eleições de 2018. A direção deixou para uma reunião posterior a decisão sobre a forma de compor as listas majoritárias, não impedindo, contudo, que filiados já se inscrevam para disputar os cargos de senador, governador e vice-governador.
Ficou deliberado em plenária que a legenda apresentará 100 candidatos que disputarão as 70 cadeiras para deputado federal e 141 candidatos que disputarão as 94 cadeiras disponíveis para Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, não permitindo, desta forma, qualquer possibilidade de coligação com outras legendas nas listas proporcionais.
A proposta de manutenção das listas próprias foi apresentada pelo dirigente estadual e também presidente nacional da legenda, José Luiz de França Penna, sendo referendada pela maioria absoluta dos dirigentes presentes. O argumento usado por Penna e acatado pelo coletivo, foi de que é possível e necessário continuar trabalhando as listas próprias, devido ao grande contingente de filiados e interessados em participar do processo, além de garantir ao PV sua autonomia na apresentação de propostas. Argumentou ainda que vereadores e vice-prefeitos filiados à legenda podem continuar contribuir na formação das listas.
O PV-SP elegeu, em 2016, 427 vereadores, 32 prefeitos e 37 vice-prefeitos. Conta hoje com 94.200 filiados regulares no estado de São Paulo.
Formação das listas de candidatos
Para dar andamento ao processo de formação das listas próprias do PV-SP, o presidente estadual da legenda, Marcos Belizário, deve dar posse a um Comissão eleitoral que, a partir de 19 de fevereiro estará recebendo e processando os pedidos de pré-candidaturas aos cargos legislativos para disputarem as vagas na Convenção Estadual, que ocorrerá em meados deste ano, em data e local ainda a ser definido.
Distribuição da vagas de pré-candidatos
Durante os meses de março, abril, maio e junho, uma série de reuniões regionais serão promovidas, na sede estadual do PV-SP, objetivando a estruturação das listas junto as Coordenadorias Regionais e diretórios municipais. A Comissão eleitoral dará plantão permanente durante todos os dias da semana e terá um canal de relacionamento eletrônico (e-mail) já disponível no site do PV-SP (www.pvsp.org.br).
Desde de 1998, o PV-SP disputa as eleições com listas próprias. Para tanto, desenvolveu um tabela que distribui as 100 vagas existentes para deputado federal e 141 para deputado estadual, entre as 22 Coordenadorias Regionais em atividade. O processo ajuda para que todos as regiões, de acordo com sua densidade populacional, tenho o número mínimo de vagas garantidas. O colégio eleitoral da cidade de São Paulo, por exemplo, que compreende as Regionais (bacias) 1,2,3 e 4, com um denso número de eleitores, deve abarcar próximo a 20% das candidaturas.
Recursos para campanha
Para eleições de 2018, a legislação eleitoral reservou aos partidos um Fundo destinados a patrocinar parte da campanha de seus candidatos. Neste sentido, todos os que se qualificarem para uma das 241 vagas existentes nas listas do PV-SP receberam um cota parte deste recurso destinado ao PV-SP, de forma ainda a ser definida. Trata-se de uma espécie de cesta básica do candidato, para que possam desenvolver suas campanhas. Um recurso que os partidos e candidatos nunca tiveram e que agora pode auxiliar na apresentação de suas campanhas.
Inscrições abertas aos pré-candidatos
A partir do dia 19 de fevereiro, todos os 94.200 filiados ao Partido Verde, em dia com suas obrigações, já podem fazer suas inscrições de pré-candidatos, seja a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e vice-governador. Neste sentido, uma ficha de pré-candidato será encaminhada (via e-mail) aos pretendentes que formalizarem suas pretensões.
O pedido da ficha de inscrição nas listas de pré-candidatos do PV-SP deve ser encaminhado através do e-mail partidoverdesp43@gmail.com e passará pelo crivo da Comissão Eleitoral para análise de admissibilidade.
Para concorrer a cargo eletivo pelo PV-SP, o eleitor deve estar filiado ao partido há pelo menos seis meses antes (07/04/2018) da data fixada para as eleições (07/10/2018), conforme dispõe o art. 9º da Lei nº 9.504/1997, com a redação dada pela Lei nº 13.165/2015.
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo
Fonte: Partido Verde São Paulo