Representantes de todos os Estados estiveram presentes em reunião da Executiva Nacional, nesta quinta feira (15.03) para decisão dos novos cargos de diretoria do partido. Para a presidência, o deputado federal José Luiz Penna. O parlamentar foi reconduzido ao cargo na eleição da Comissão Executiva Nacional, realizada no último dia 03 de março.
O partido disputou as últimas eleições presidenciais em 2010 e assumiu compromissos em diversas áreas incluindo uma Coordenação Especial de Políticas Indígenas, cujo dirigente eleito foi o recém filiado ao partido Álvaro Tucano, ex PT. “Após quase dois anos da eleição presidencial estamos consolidando as lideranças políticas dentro do partido e elegendo os melhores representantes em cada área”, destacou o presidente e deputado Luiz Penna.
Segundo o mais novo integrante do partido, o amazonense Álvaro Tucano, a desfiliação do PT se deve a muitos fatores, entre eles o descaso dos petistas com a questão indígena. “Fui do partido por mais de 30 anos e vi que a sigla já não representa mais a questão do índios com seriedade. Vejo que a própria Funai tem representado ONGs, e não os índios. Resolvi me filiar ao PV por observar que este tem sido o partido que mais representa a causa ambiental, da juventude e também a questão indígena. Propus a criação da coordenadoria dentro do PV, que de imediato foi aceita. Isso demonstra o compromisso do partido com a causa”, disse o índio Álvaro Tucano.
Os dois cargos de vice-presidência nacional do partido serão decididos no próximo mês juntamente com o cargo vago, da Secretaria de Direitos Humanos e da Diversidade. Dentro dos cargos novos da Executiva Nacional estão a Secretaria Especial das Cidades, dirigida por Oswander Valadão e também a Secretaria Especial de Estratégias Eleitorais, coordenada por Ovídio Teixeira.
Além da nomeação dos cargos, a reunião tratou da participação do Partido na Rio + 20 e para tanto, foi criado um Comitê formado por Júlia Duppre, Édson Duarte, Aspasia Camargo, Marco Antônio e Roberto Rocco.
Confira como está formada a Executiva Nacional do PV:
Presidente – Jose Luiz Penna
Vice-presidente 1 – vago
Vice-presidente 2 – vago
Secretária de Organização – Carla Piranda
Secretário de Comunicação – José Carlos Lima
Secretário de Formação – José Paulo Toffano
Secretário de Finanças – Reynaldo Morais
Secretário de Assuntos Jurídicos – Vera Motta
Secretário de Assuntos do Executivo – Marcos Belizario
Secretário de Assuntos Parlamentares – Sarney Filho
Secretário de Relações Internacionais – estabelecido um rodízio, até março de 2013 Marco Antônio Mroz e logo após Fabiano Carnevale
Secretário de Administração – Washington Rio Branco
Secretária de Juventude – Júlia Duppre
Secretária da Mulher – estabelecido rodízio, até março 2013, Regina Gonçalves e a seguir Shirley Torres
Secretário de Mobilização – Roberto Rocco
Secretaria Especial das Cidades – Oswander Valadão
Secretaria Especial de Estratégias Eleitorais – Ovídio Teixeira.
Secretaria de Direitos Humanos e da Diversidade – vago
Coordenadorias Regionais:
Norte – Lindomar Garcon
Nordeste 1 – Marcelo Silva
Nordeste 2 – Denis Soares
Leste – Fernando Guida
Centro – Eduardo Brandão
Coordenação Especial de Políticas Indígenas – Álvaro Tucano
Fonte : Secretaria Nacional de Comunicação do PV