A comissão externa criada na semana passada para acompanhar de perto a situação dos índios Guarani-Kaiowá visitará a fazenda Cambará-MS na semana seguinte ao feriado de 15 de novembro. Além de Penna e Sarney Filho (PV-MA), requerentes da comissão, o grupo contará ainda com os deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Arnaldo Jordy (PPS/PA), Danilo Forter (PMDB-CE), Marina Santana (PT-GO, Penna (PV-SP), Rebecca Garcia (PP-AM) e Ricardo Tripoli (PSDB-SP).
Os parlamentares ouvirão os índios, fazendeiros, a Funai e o Ministério Publico. Os indígenas estão acampados na fazenda Cambará, no estado do Mato Grosso do Sul, e anunciaram que poderia acontecer morte coletiva caso se cumprisse a determinação da justiça federal de Naviraí (MS) de retirá-los das terras que ocupam tradicionalmente.
Mesmo com uma vitória na justiça, já que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) já cassou a liminar que determinava a desocupação da área, Penna ainda considera importante a criação da comissão externa. “É importante para que possamos trazer subsídios para ampliar nossa ação no sentido de impedir que haja mais profundidade nessas áreas de conflito”, justificou o deputado em reunião da Comissão de Meio Ambiente.
Fonte : www.deputadopenna.com.br